Orgãos autárquicos
Regulamentos

jfreg

Freguesia de S. Martinho

São Martinho de Angueira fica situado num vale a cerca de 20 quilómetros da sede do concelho e abrange uma área de 3700 hectares. Tem como freguesias limítrofes Angueira e Avelanoso que pertencem ao concelho de Vimioso e Cicouro, Constantim, Póvoa e Genísio do concelho de Miranda. A norte faz fronteira com Espanha, mais concretamente com a vila de Alcanices. Os primeiros registos históricos desta freguesia do sec, XV, mais concretamente no ano 1437 e mais tarde, no sec CVIII, sabe-se que ela constituída pelos lugares de S. Martinho e de Angueira. Posteriormente, a paróquia de Angueira tornou-se independente, mas a freguesia, como o próprio nome indica manteve o seu nome. O povoamento desta freguesia remonta, segundo estudos arqueológicos, à época proto-histórica. Os vestígios encontrados tratam-se de dois castros, conhecidos por gago e Cocoia e, para além destes, supõe-se que no Loval, onde assenta a capela de Santa Cruz, terá existido um terceiro castro. Num documento, datado de 1758, padre Luís Cardoso escreveu que eram visíveis, no local, restos de fortificações, tais como “um fosso e um cerco de pedra da altura de uma vara”. Diz o povo que no castro de cocoia foram encontrados objectos valiosos, como por exemplo um martelo de ouro e algumas bolas do mesmo material e, para alem disso apareceram também cornos de veado.